Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, Brazil

uma pessoa normal que, em algum momento da vida pretende melhorar o mundo de alguma forma. Por que não agora?

 

 

30 de jun. de 2010

Brincando com a Mente

Eu percebi esses dias que escolhi duas profissões muito peculiares.

Escolhi entrar na faculdade de publicidade para poder fazer propagandas que encantem os consumidores, induzindo-os a comprar o meu produto, fazer filmes publicitários que emocionem e marquem na mente do meu público, fazer spots e jingles que fiquem na cabeça e na ponta da língua de quem eu quero.
Mas, resolvi também me aventurar no ramo de ensino, dando aulas de inglês para crianças. Eu sempre achei lindo o dom de ensinar algo a alguém. É muito gratificante ver uma pessoa reproduzir o que você ensinou. No meu caso, essas crianças quando crescerem talvez se lembrem de mim e, quando se tornarem grandes empresários vão pensar "eu sei inglês muito bem e a minha primeira professora foi a Natascha''.

O que uma profissão tem a ver com a outra? As duas mexem com a sua mente.
Oi?
É, isso mesmo. Elas duas mexem com a sua mente.
Como publicitária, eu tenho o dever de fazer propagandas para vender o meu produto, para deixá-lo ''top of mind'' na sua cabeça, para fazer você se lembrar dele de um jeito positivo e comprá-lo. Eu faço você ter desejos, necessidades e prazer ao comprar o meu produto. Só ele vai satisfazer as suas necessidades, saciar as suas vontades e deixá-lo feliz. Eu vendo o que você quer comprar e, se você não quiser comprar, eu crio em você a vontade de ter o meu produto.
Resumindo: eu manipulo a sua mente e estimulo os seus sentidos.

Como professora, eu te ensino coisas novas, coisas que você quer saber sobre o mundo. Lidando com crianças, as faço aprender novas palavras, ajudo a moldar o seu comportamento e estimulo seu crescimento.

Nas duas profissões, eu lido diretamente com a mente da pessoa. Crio desejos, necessidades, ensino uma nova língua e novos comportamentos, moldo sua personalidade sem que você perceba. Essas minhas duas profissões são muito importantes e perigosas, pois dependendo do jeito que eu as utilizo, posso ''te moldar'' de um jeito errado.
Por exemplo: imagine só se um dia eu resolvo ensinar alguma coisa errada para os meus aluninhos de 3 anos. Eles confiam plenamente em mim e vão aprender sem pestanejar mas, lá na frente quando precisarem usar seus conhecimentos, vão ver que aprenderam errado.
A mesma coisa acontece com uma 'propaganda enganosa'. Se eu vender um mp3 com capacidade de 100 Gb e você comprar confiando que vai ter espaço suficiente para colocar todas suas músicas e vídeos mas na hora vê que o mp3 só tem 8 Gb, ficaria bem bravo, não?

Infelizmente, essas duas profissões não são reconhecidas como deveriam. As pessoas têm que entender que fazer propaganda não é uma coisa simples, fácil e divertida. Muito pelo contrário: a gente passa dias e noites sem dormir pensando na melhor ideia, quer morrer por causa dos prazos curtos para a entrega do job, chora quando o cliente não aprova... é uma pressão que vocês nem imaginam.
A mesma coisa acontece com os professores: não somos reconhecidos pelo nosso trabalho. Não é fácil você chegar todo dia numa sala de aula sabendo que tem a imensa responsabilidade de ensinar algo novo a outras pessoas que dependem de você e não tem o direito de fazer isso errado ou de mal jeito. Nós temos que passar horas preparando nossas aulas, fazemos tudo com carinho, contamos com a presença e a atenção de várias outras mentes ansiosas e temos que estar sempre de bom humor para encarar o dia a dia do ensino em uma escola.

Publicitários e professores são nada mais nada menos que atores. Nós sempre temos que nos transformar em algo para convencer/ensinar os outros. Mesmo que a nossa vida esteja de cabeça pra baixo, quando entramos na sala de reunião ou na sala de aula, temos que fingir que somos as pessoas mais felizes do mundo, que nosso mundo é perfeito e que estamos no nosso melhor dia...sempre. Isso é ruim?
Sinceramente? Não acho ruim não. Mesmo porque, sempre quis ser atriz. Então para mim é ótimo extravasar o estress do cotidiano entrando em uma sala de aula e recebendo os olhares encantados e os ''hello'' animados das minhas crianças. Acho isso lindo e gratificante. A mesma emoção sinto quando um dos meus professores ou clientes adora um job que eu faço. É uma alegria sem igual.


Esse texto foi só um pouco dos meus pensamentos sobre o assunto. Adoro fazer propagandas e adoro ensinar, só acho que nós (publicitários e professores) temos que ser mais reconhecidos. Só isso.

Espero que tenham gostado.

Beijos.

Posted by Nahlua @ 20:15

0 Comments

Postar um comentário

<< Home